Pesquisa da oposição para prefeito de Caxias: uma conta que não fecha

A pesquisa eleitoral para prefeito divulgada nesta quinta-feira (11) pelo grupo de oposição de Caxias, realizada pelo instituto Data M, contém um erro grosseiro na soma dos percentuais atribuídos aos pré-candidatos, ao universo de indecisos, brancos e nulos e ao total de entrevistados que não souberam ou não quiseram responder. A imprecisão levanta grave suspeita quanto a seriedade do levantamento e intenção dos políticos contratantes.
No cenário espontâneo, em que não são apresentados nomes de pré-candidatos aos eleitores consultados, a soma alcança inadmissíveis 100,2%, ou seja, o total supostamente apurado pelos pesquisadores excede em 0,2 (dois décimos) todo o somatório de opções de escolha feitas pelos entrevistados. Trata-se de um resultado matemático impossível, que contraria a lógica dos números, enfim, uma aberração estatística.
Já no cenário estimulado, em que os eleitores ouvidos manifestam suas intenções de voto em uma lista previamente definida, ocorreu situação contrária, mas não menos absurda. A soma de todas as escolhas não atingiu 100% – chegou a 99,8%, novamente dois décimos de imprecisão, dessa vez, para menos. Notadamente, é mais um cálculo que desperta suspeita, principalmente quanto à competência profissional da empresa contratada para fazer a pesquisa. É, sem dúvida, mais um dado mal construído, que abala sensivelmente a credibilidade do levantamento.
Por essas e outras é que os caxienses receberam o resultado da pesquisa com desconfiança. E estão ainda mais escabreados, como se diz no dialeto nordestino, por saberem que o instituto contratado tem ligações comerciais estreitas com o marqueteiro que está à frente da pré-campanha da oposição. Este, inclusive, coleciona sucessivas derrotas e já causou frustração a muitos dos seus clientes, iludindo-os com números e cenários manipulados, que não se confirmaram nas urnas.
Enfim, a pesquisa contratada pela facção antagonista ao grupo político liderado pelo prefeito Fabio Gentil é uma conta que não fecha.
Mais um alerta de perigo para o povo de Caxias.